quarta-feira, 27 de maio de 2009

ESSA MERECE UM POST!

Bem, pra quem me conhece, sabe que desde agosto de 2008 venho fazendo autoescola (pelo que me lembro, na nova regra ortográfica auto-escola perde o hífen). Já havia reprovado três vezes no teste prático. Duas vezes reprovei na rua, e uma vez na baliza. Na última vez, quando reprovei na baliza, voltei do Detran de ônibus, e vim direto pro trabalho. Vim chorando no ônibus o caminho todo. Não consegui trabalhar aquele dia, pois chorei o dia todo de raiva. Me senti inútil, burra, por ter reprovado numa coisa tão boba. Fiquei frustrada, sem entender porque eu estava reprovando tantas vezes.
Hoje fui fazer o teste, pela 4ª vez. Fiquei nervosa, mais nervosa que nas outras vezes. Fiz uma aula antes do teste, e fui dirigindo até o Detran. No caminho, eu comecei a fazer algumas 'burradas', e minha instrutora ficava dizendo o tempo todo que eu estava afobada, nervosa demais, que assim eu não iria passar, que eu precisava me acalmar. Disse pra ela que era para ela parar de dizer que eu estava nervosa, que isso estava me irritando, e me deixando mais nervosa ainda. A vontade que eu tive foi de dar um tapa na instrutora, ou mandar calar a boca. Mas consegui manter a calma. Fui me acalmando.
Chegando no Detran, não quis falar muito com ninguém. Iríamos em três no mesmo carro fazer o teste.
Resolvi ser a primeira a fazer a baliza. Quase reprovei. Deixei o carro morrer uma vez, e errei a baliza na primeira tentativa. Mas aí respirei e disse pra mim mesma: "dessa vez eu preciso levar a carta pra casa". Fiz a baliza certo, e assim que passei da linha do limite da baliza, o tempo acabou! Se eu tivesse demorado mais alguns segundos não teria passado devido ao tempo. Fomos em duas pra rua, sendo que a garota que estava comigo saiu do Detran dirigindo.
Chegou a minha vez de dirigir. Mostrar o que eu sabia. O examinador pediu para dar algumas voltas, mas foram bem poucas. Logo pediu para estacionar o carro. Fui pro banco do carona achando que eu tinha reprovado novamente. Porém, chegando no Detran, antes que ele saiu do carro, ele disse: "as duas estão aprovadas"!
Quase não acreditei! Nem sabia como expressar minha alegria.
Falei com a instrutora que agora finalmente a autoescola está livre de mim! Adeus autoescola!

Quero agradecer, de coração, a todas as pessoas que estiveram orando por mim! Sei que muitos oraram e torceram para que eu passasse! Obrigada a todos! As orações me deram tranquilidade!
Glória seja dada a Deus!
Ihuuuuullllll!!!!! PASSEI!!!!! Finalmente, estarei com a carteira de habilitação na mão! YES!

I LOVE...

Hoje vou fazer a minha declaração de amor por vocês, leitores do meu blog:



I...
I lo...
I love...
I love yo...
I love yougurte de morango!
E vocês, também gostam de yougurte?


:D


Ok. É falta do que fazer mesmo. Afinal, acho que ninguém mais lê esse blog.
Pra quem lê, obrigada por acompanhar minhas 'viagens'!
Sejam sempre bem-vindos aqui!

terça-feira, 26 de maio de 2009

SAUDADE

Hoje tive uma surpresa bem agradável: meu irmão me telefonou! Não reconheci sua voz logo que atendi o telefone, pois ele não costuma telefonar para mim no horário de trabalho.

Percebi que é grande a saudade que estou sentindo dos meus irmãos... dos meus pais... Nos acostumamos a viver longe, e achamos que com o decorrer do tempo, vamos ficando insensíveis. Porém, percebo, cada vez mais, que ainda sinto saudades de quem mora longe. Essa saudade faz doer o peito. Faz com que eu me sinta vulnerável.

O que me alegra é que podemos nos ver algumas vezes durante o ano. Me alegra que em cada vez que nos vemos, a alegria do reencontro é enorme!

Hoje meu coração se apertou... deu vontade de estar perto da minha família. Pra poder abraçá-los, pra 'receber um colo'...

Saudade... já não sei se é a palavra certa para usar!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

SOBRE O "PAI NOSSO"



Ano passado tive que fazer um trabalho sobre a oração do Pai Nosso.
Hoje fiquei lembrando das reflexões que eu escrevi. Compartilho essas reflexões com vocês.

A oração do Pai Nosso tem a ver muito mais com o interior do que só com palavras. É necessário orar em espírito e em verdade.
A partir do Pai Nosso, eu posso saber quem eu sou. Sou criada a imagem de Deus, e pela fé, sou filha de Deus. Em Cristo, ganho a identidade de filha de Deus, filha do Rei.
O verdadeiro propósito da oração é a intimidade com Deus.
Deus é o modelo de Pai perfeito, é pai gerador e adotador. Se eu crio Deus à minha imagem, e não segundo a revelação, faço de Deus um ídolo segundo minha vontade, que caiba dentro do meu reino.
Deus não cabe em minha cabeça. Se coubesse, Ele deixaria de ser Deus. Ele cabe no coração.
É muito importante que pensemos no que estamos falando, quando oramos o Pai Nosso. De nada adianta eu orar o Pai Nosso, se não tomar atitude em relação à vida. Não adianta eu pedir para que Deus não me deixe cair em tentação, se eu ando em lugares ou faço coisas que me tentam. A oração deve ser seguida de ação. Temos que fazer também a nossa parte.
A oração do Pai Nosso me desafia a tomar algumas atitudes em determinadas situações, seguindo o exemplo de Jesus.
É fácil e natural responder com raiva, ódio e violência, mas Cristo era livre para amar e dizer: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo” (Lc 23. 34).
É fácil deixar abater-se pelas circunstâncias e viver triste. E Jesus sabe de tudo o que passamos: “Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria” (Jo 16. 22). E a alegria de Jesus se completa em saber que seus discípulos podem permanecer nEle (Jo 15. 11).
É muito fácil se deixar envolver por conflitos, intrigas, e conspirações. As ameaças do dia a dia nos levam a querer revidar. Mas, Jesus era livre para promover a paz, dizendo: “Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão” (Mt 26. 52).
É fácil nos exasperarmos e nos impacientarmos diante das expectativas frustradas, dos planos que precisam ser adiados, das pessoas que são diferentes. Mas, Jesus, mesmo diante da urgência da doença e da morte era capaz de parar pacientemente entre a multidão que o exprimia e perguntar: “Quem tocou em mim?” (Lc 8. 45). Os discípulos, ainda imaturos nos frutos do Espírito já se impacientam: ‘mas como assim, quem te tocou?’
Agir com grosseria, gritar, falar mal e condenar também é algo muito fácil. Mas, só quem é livre pode agir com amabilidade e dizer: “Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra” (Jo 8. 7).
É fácil fazer chacota de quem hoje procura ainda agir com bondade. Todos logo associam a bondade com ser trouxa. Só quem é livre pode oferecer a outra face e ao mesmo tempo desafiar os costumes, dizendo: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam” (Mt 19. 14).
É muito fácil se deixar seduzir por outra pessoa traindo nosso cônjuge, não resistir diante de ofertas tentadoras e trair os amigos, flertar com outras idéias religiosas e práticas que prometem retorno aparentemente melhor e mais imediato. Porém, Jesus sabia-se livre para orar em fidelidade a Deus: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres” (MT 26. 39).
É fácil lançar mão de bravatas, querer parecer forte, valente e intimidador, seja por palavras ou ações. Jesus, no entanto, era livre para deixar-se conduzir como ovelha ao matadouro.
É fácil ceder às tentações, cair nas ciladas do diabo, usar da desculpa de que a carne é fraca, justificar de alguma maneira a nossa falta de domínio próprio. Jesus usou a sua liberdade para, mesmo estando com muita fome, responder a satanás: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4. 4).

Ninguém chega a Deus sozinho.
A família é feita por aqueles que fazem a vontade de Deus.
Quando aprendemos a amar, aprendemos a ser santos. Amamos quando amados e seguros nas mãos de Deus.
Deus quer a salvação de todos, e que os salvos fiquem ligados a Ele, que amemos uns aos outros como irmãos.
Deus não nos dá o que merecemos, o castigo, mas nos dá o que não merecemos: a graça.
Quanto mais perdoamos, mais conseguimos crer no perdão de Deus. Perdoar os outros, pode ser humanamente impossível.
Deus quer dar o pão a todas as pessoas. Pão esse que é todo o necessário para nossa sobrevivência: a água, comida, vestimenta, amigos, família, lazer, trabalhos, etc.
Deus não quer nos dar o pão todo de uma só vez. Estar satisfeito pode ser mais perigoso do que ter fome e perguntar onde está o Deus da vida.
Deus nos oferece mais do seu amor quando vamos repartindo com o próximo.
Precisamos promover a paz, a justiça, oferecer perdão, amor, para que o reino seja viável já aqui.
Permanecer ligado a Deus, ajudando na salvação dos perdidos, amando aos outros como a nós mesmos. Ajudar para que não falte pão na mesa do próximo, distribuindo nosso pão, lutando pela igualdade.
Se de fato fizéssemos o que oramos, não haveria tanta diferença, tanta injustiça. Não adianta pregar justiça se não a vivenciamos. Assim ficamos com marcas de quem muito fala e pouco faz. A igreja cresce a cada dia, mas nem sempre tem sido bênção. Se fosse bênção, o mundo já seria diferente, não haveria tanta pobreza, morte e guerra.
Não adianta pedir sem nada fazer. É necessário agir, repartir. Se quisermos que Deus seja santo, devemos honrar seu nome, não fazendo sujeira dizendo ser em nome de Deus.
Precisamos fazer a vontade de Deus, amando, servindo e agindo. Ajudar para que todos tenham acesso a vida justa, digna de ser vivida.
Que possamos, como comunidade, como corpo de Cristo, permanecer Nele, anunciando e fazendo Sua vontade, até que Ele venha!

Que Deus nos cubra com Sua misericórdia e Sua graça! Que ao orarmos o Pai Nosso, não sejam apenas palavras vazias, repetidas, mas que sejam palavras que brotem do coração!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

COM A SALIVA FEZ UM LODO...


Ontem eu estava lendo o texto de João 9.1-12. Este texto fala da cura de um cego de nascença. Já li esse texto diversas vezes, mas ontem esse texto me chamou mais atenção.
No texto, diz que quando Jesus estava passando, apareceu um cego de nascença, e perguntaram pra Jesus quem que havia pecado: o cego, ou seus pais. Jesus responde que ninguém, mas que ele era cego, para que se manifestasse nele a Glória de Deus. Em seguida, Jesus cuspiu no chão. E com sua saliva, fez um lodo e 'untou' com esse lodo os olhos do cego. Após fazer isso, Jesus pede para o cego se lavar no tanque de Siloé. E depois de se lavar, o homem passou a enxergar.
Ontem fiquei pensando nesse ato de Jesus. Jesus é poderoso. Se Ele quisesse, ele poderia ter simplesmente falado para o cego: 'Abra o olho, e verás'. Poderia ter feito isso mesmo à distância. Mas não. Jesus prefere cuspir no chão, fazer um lodo com a saliva, e passar esse lodo nos olhos do cego. Fiquei pensando porque Jesus fez isso...
No decorrer da humanidade, percebe-se que as pessoas precisam de algo para visualizar, tocar, sentir.
Quando Jesus fez a multiplicação dos pães e peixes, ele também poderia ter feito os pães e os peixes surgirem, sem que tivesse já pães e peixes. Mas não. Ele pergunta se alguém da multidão tem algo para comer. A partir de algo concreto, Jesus faz a multiplicação.
Não tenho aqui a pretensão de fazer um estudo exegético dos textos, nem nada parecido... Apenas fiquei pensando na forma como Jesus agia. Jesus podia ter usado qualquer coisa para curar o cego, ou mesmo podia não ter usado nada. O poder não estava na saliva, mas o poder estava em Jesus. Foi um sinal visível. Talvez para que as pessoas pudessem se lembrar da forma como Ele agiu. Para que pudessem se lembrar de que um cego foi curado com um lodo de saliva, e que ele era cego não por que havia pecado, mas para que nele se manifestasse a glória de Deus!

terça-feira, 19 de maio de 2009

MONTE INVERNO



Eu mudei...
perdoe meu choro...
Eu quero ouvir de novo a Sua voz!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

DESPERTAR É PRECISO!


"Na primeira noite,

eles aproximam-se

e colhem uma Flor do nosso jardim...

e não dizemos nada.

Na segunda noite,

já não se escondem;

pisam as flores,

matam o nosso cão,

e não dizemos nada.

Até que um dia

o mais frágil deles

entra sozinho em nossa casa,

rouba-nos a lua e,

conhecendo o nosso medo,

arranca-nos a voz da garganta.

E porque não dissemos nada,

já não podemos dizer nada"

sexta-feira, 15 de maio de 2009

190 KM/H É CRIME!

(Foto do carro em que estavam os dois jovens)
Ontem à noite ocorreu o culto de 7º dia em homenagem ao Gilmar Rafael Yared, reunindo mais de 2 mil pessoas, na Igreja do Evangelho Eterno, em Curitiba.
O acidente aconteceu no dia 07/05, deixando dois mortos: Gilmar Rafael Yared, e Carlos Murilo de Almeida, e um único sobrevivente: o deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho (PSB).
O deputado estava com a carteira de habilitação cassada, desde junho do ano passado, porém mesmo assim dirigia seu automóvel de luxo.
O número de multas que o político tinha chegava a 30. Dessas, 23 por excesso de velocidade. Seis registradas a menos de dois quilômetros do local do acidente. Carli estava no Volkswagen Passat de cor preta enquanto Gilmar e Carlos estavam em um Honda Fit prata quando, descontrolado, o carro do parlamentar colidiu com o carro dos jovens na esquina das ruas Monsenhor Ivo Zanlorenzi e Paulo Gorski, no bairro Mossunguê. O deputado foi levado para o Hospital Albert Einsten, em São Paulo, para uma cirurgia para reconstrução dos ossos do rosto.
Um dos jovens que morreu no acidente teve sua cabeça decepada.
Segundo está passando em noticiários, há indícios de que o deputado estava bêbado, e que o velocímetro do carro estava travado em 190 km/h.
Ainda não foi feito exames de sangue no deputado para saber se ele estava de fato alcoolizado ou não, porém nos dois jovens que morreram foi feito o exame na hora.
Este acidente foi uma tragédia. E é uma vergonha o fato desse deputado continuar dirigindo mesmo com sua carteira de habilitação cassada. As pessoas que deveriam dar um mínimo de exemplo, fazem as maiores 'cagadas'. Sendo o único culpado do acidente ou não, o deputado deve ter o seu mandato cassado. Como pode uma pessoa dessas continuar exercendo um cargo de grande poder?
Até quando isso continuará existindo em nosso país?
Espero que não seja mais um caso desses que logo será esquecido pela mídia...
190 km/h não é acidente, é crime!
Minha oração é de que Deus seja o consolo dessas famílias que perderam seus filhos. Que Deus os conforte!
Conforme Martin Luther King, 'O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons'.

(PS: Os dados contidos nesse post, foram tirados de diversos sites).

TIRANDO OS ATRASADOS...


Hoje eu vou postar bastante aqui. Acho que quase niguém lê esse blog, mas vou postar, na esperança de que pelo menos alguém leia. Essa semana, tentei postar algo aqui algumas vezes, mas não consegui. Não sei se minha internet está ruim, ou o blog, mas toda vez que tentava fazer login no blog, não dava certo, e eu tive que ficar sem postar. Vou tirar os atrasados, e já postar para o fim de semana inteiro.
Hoje estou em mais um daqueles dias que não tenho praticamente nada para fazer no meu trabalho. Esses dias assim são comuns, até. Aliás, esse blog é uma boa maneira de me manter um pouco ocupada!
Ultimamente virei também leitora assídua de alguns blogs (mais uma forma de fazer passar o tempo). Meu pensamento é: 'como eu quero que alguém leia meu blog, se eu não quero ler o blog dos outros?' (É igual a psicólogo. Como alguém pode querer ser psicólogo, sem nunca ter sequer se submetido à uma consulta psicológica?)
Está um bocado frio em Curitiba. Tanto que meus dedos estão gelados, sendo difícil de digitar.
Quando saí de casa para vir 'trabalhar', estava passando um creme nas minhas mãos, para evitar que minha pele fique muito seca. No portão de casa, vi uma senhora que estava catando papelão de nossa lixeira. Olhei para mim, passando o creme na mão, com um casacão, bem quentinho. Olhei para ela, com uma roupa não muito grossa, com um boné, e um pano embaixo do boné, para cobrir as orelhas. Eu saindo de casa sem muita vontade, meio que já reclamando do frio, indo trabalhar numa sala fechada (fria, porém fechada). Pensei nela, com aquele carrinho, cheio de papelão, desde cedo no frio, sem ter muito com o que se aquecer.
No caminho, passou por mim um caminhão de lixo. Só de passar, senti aquele odor da lixarada toda. E pensei: 'Nossa, que fedor! Tomara que o caminhão saia logo da minha frente'. Nisso vi quatro funcionários, pendurados no caminhão, com o nariz em cima daquele lixo todo. Eu incomodada pelo fato de o caminhão ter passado rapidamente por mim, enquanto que aqueles quatro homens ficam o dia inteiro em cima desse caminhão, tendo que suportar, além do frio, aquele fedor todo.
Chegando no trabalho, tinha mais uma senhora catando papelão da lixeira. Mais uma que saiu cedo de casa, passando frio, para garantir o 'pão' desse dia.
Pensei no quão ingrata eu sou. No quanto muitas vezes reclamo da vida, mesmo tendo roupa quente para vestir, um lugar para trabalhar, e sem faltar nada para comer...

ATÉ O AÇOUGUEIRO?


Na segunda-feira, dia 11/05, completei 23 anos.
23 anos! Quase 2 dúzias de vida!
É um bom tempo... Parece que os anos passaram rápido demais. Ainda me lembro, como se fosse ontem, dos dias em que eu era criança. Do quanto eu brincava, corria, aprontava, e dava trabalho para os meus pais.
Completar 23 anos dá aquela sensação de que estou começando a ficar velha... É melhor nem ficar lembrando tanto do passado, pois o susto é maior. Esses dias, na comunidade da IECLB no orkut, uma senhora postou que ficou assustada quando eu comentei que já estava com 23 anos. Ela disse que se lembrava de mim pequeninha, e, segundo ela, eu era tão tão tão lindinha, e ativa (bagunceira talvez seria a palavra certa). E que ela pensava que eu teria uns 13 anos (ok, ela foi bem irônica). Mas aí eu pensei: puxa, caracas! Já tenho 23 anos! Já passei dessa fase em que eu era tão tão tão lindinha, tão ativa... E essa brincadeira de 'pensei que tinhas uns 13 anos', me fez me sentir mais velha ainda.
Enfim... junto à isso, há aqueles comentários: 'tá na hora de arrumar um namorado'. 'Na tua idade, eu já estava casada, e com filho no colo'. 'Cuidado, você agora já é tia. Não vai ficar para titia'.
Meu atual (quase ex) patrão, vive querendo arrumar namorado pra mim. Desde que trabalho aqui (há quase 5 anos), ele quer arrumar um namorado pra mim. Queria fazer meu casamento antes de se aposentar (o que não aconteceu). Ele se aposentou, e eu continuo solteira.
Tem um açougue e quitanda perto da minha casa, onde vou de vez em quando. Algumas vezes com certa frequência. Há alguns meses, o dono desse açougue começou a implicar comigo, por eu não ter namorado ainda. Como meu patrão, quer de todo jeito me ver namorando. Um dia ele disse que eu estava solteira, e um cara que estava chegando na fila para comprar carne, já chegou dizendo que estava solteiro, e que seria um pretendente. Me rachou a cara. Essa semana, voltando ao açougue, depois de algum tempo sem aparecer por lá, o dono já foi perguntando se eu já estava casada, e disse que vai dar um jeito de arrumar alguém pra mim.
Até o açougueiro, cara!
Será que não posso tentar ser feliz assim, curtindo minha 'solteirice'? Não quero ficar solteira pra sempre. Pelo contrário, até que gostaria de já estar namorando. Mas, como ainda não apareceu o meu 'príncipe', o jeito é ficar esperando ele chegar. (Aliás, porque ele não veio ainda? Será que o seu cavalo branco quebrou as pernas, que está demorando para chegar? Enfim...) Queria que essa espera fosse mais tranquila, sem todo mundo ficar pegando no meu pé. Uns me dizem que sou nova demais. Outros que já estou ficando velha. Aff...
Quero é ser feliz assim, do jeito que estou!
Será que posso?

COMIDO DE BICHO?




São essas coisas que me deixam indignada.
Essa letra não tem sentido.
De acordo com o Blog sobrepalavra, o cara do vídeo pertence ao conjunto “Fogo no Pé”, do Rio de Janeiro, pertencente à igreja do Pastor Jorge, onde ocorre uma vigília muito concorrida, a chamada “Vigília do Portão de Ferro”, sendo esse inclusive um dos referenciais da igreja, que se chama Obra de Restauração.
De acordo com o blog, nessa igreja eles passam a oferta três vezes durante a vigília, regada desde seu início às 19h de sábado até as 05h de domingo no seu término, ao som de corinhos de fogo diversos.
Lá eles mesmo fazem o pão da Ceia, que têm que ser amassado por uma menina virgem. Eles também não permitem que participem da ceia irmãos que foram batizados por aspersão ou em tanques batismais, sendo permitido ceiar apenas aqueles que desceram às águas em um rio de água corrente.

Na música, parece que eles tomam como base o versículo de Atos 12.23, que diz: "No mesmo instante o anjo do Senhor o feriu, porque não deu glória a Deus; e, comido de vermes, expirou".
Eles pegaram um versículo isolado, e fizeram uma música em cima dele. O resultado? É como diz aquela frase: 'Texto sem contexto, é pretexto para heresia'.
O caso de Herodes foi um caso específico. Não há fundamentação bíblica que comprove o que está sendo cantado na música.
Bem... todos aqueles que morrerem e forem enterrados, serão comidos de bichos. É bem por isso que quero ser cremada, para não ser comida de bicho!

O MEDIDOR DE BONDADE



Glória à Deus, que somos salvos por graça, e não por obras! Glórias a Deus, que não precisamos pagar NADA para obter a salvação, pois o preço já foi pago em Jesus - um alto preço!
Como diz a música: 'Maravilhosa graça, que salvou um infeliz igual a mim!'

Maravilhosa Graça

"Eu tinha medo de tudo que você colocava à minha frente
Eu tenho melhorado cada parte de mim
Apenas para enxergar, Ver
Porque você precisa que eu seja
O menino que precisa que eu seja

Graça maravilhosa
Como é agradável o som
Que salva um infeliz como eu
Eu era perdido
E hoje me encontrei
Era cego mas hoje enxergo

Apenas quero enxergar

Sou o tipo de pessoa que deixa o medo dominar
Sou o tipo de cara que está sendo compelido
Pois sou viciado
Falo sério
Estou perdido sem você
Preciso de você

Graça maravilhosa
Como é agradável o som
Que salva um infeliz como eu
Eu era perdido
E hoje me encontrei
Era cego mas hoje enxergo


Graça maravilhosa
Você é maravilhoso
Como é agradável o som
Você é maravilhoso
Que salvou um infeliz como eu
Já fui perdido
É tão ruim quando você é perdido, eu sei
Mas agora me encontrei
Era cego mas agora eu vejo"


quinta-feira, 14 de maio de 2009

QUANTO VALE A VIDA?

(Foto de Mauro H. Santos)
Em Curitiba, na noite do dia 10/05/09, Dia das Mães, ocorreu um assalto a ônibus. Dois bandidos entraram no veículo e fingiram ser passageiros. No meio do caminho, anunciaram o assalto ao cobrador. Os assaltantes atiraram em um senhor de 66 anos, que morreu no local. Saindo do ônibus, os assaltantes ainda dispararam duas vezes, e um tiro atingiu uma outra passageira no braço. Testemunhas afirmam que nenhuma das vítimas reagiu ao assalto. Em um noticiário regional, passaram a informação de que os assaltantes levaram APENAS R$ 90,00.
Diante desse fato, fico pensando sobre a vida... Quanto vale a vida? Quanto valia a vida desse senhor, de 66 anos, que teve uma morte besta?
A violência aumenta a cada dia. Saímos para o trabalho, para a escola, sem saber se retornaremos vivos. Pois durante o caminho, pode chegar um idiota e nos matar, simplesmente por querer nosso par de tênis, nossos trocados que temos na carteira, ou por querer R$ 90,00 de um ônibus em que estamos.
Será que a vida vale só isso?
Já dizia o salmista que a vida é breve: 'Lembra-te de quão breves são os meus dias...' (Salmo 89.47). A vida em si é curta, muito breve. O que me deixa indignada é ver pessoas morrendo brutalmente. Tendo suas vidas tiradas por poucos trocados...

Lembrei-me da música "Quanto vale a vida" (Engenheiros do Hawaii):

"Quanto vale a vida de qualquer um de nós?
Quanto vale a vida em qualquer situação?
Quanto valia a vida perdida sem razão?
Num beco sem saída, quanto vale a vida?
São segredos que a gente não conta,
São contas que a gente não faz.
Quem souber quanto vale,
fale em alto e bom som.
Quantas vidas vale o tesouro nacional?
Quantas vidas cabem na foto do jornal?
Às sete da manhã, quanto vale a vida?
Depois da meia-noite, antes de abrir o sinal?
São segredos que a gente não conta
(faz de conta que não quer nem saber)
Quem souber, fale agora ou cale-se para sempre.
Quanto vale a vida acima de qualquer suspeita?
Quanto vale a vida debaixo dos viadutos?
Quanto vale a vida perto do fim do mês?
Quanto vale a vida longe de quem nos faz viver?
São segredos que a gente não conta
São contas que a gente não faz
Coisas que o dinheiro não compra
Perguntas que a gente não faz:
quanto vale a vida?
Nas garras da águia, nas asas da pomba
Em poucas palavras
No silêncio total
No olho do furacão
Na ilha da fantasia
Quanto vale a vida?
Quanto vale a vida na última cena
Quando todo mundo pode ser herói?
Quanto vale a vida quando vale a pena?
Quanto vale quando dói?
São coisas que o dinheiro não compra,
Perguntas que a gente não faz: quanto vale a vida?"

sexta-feira, 8 de maio de 2009

DIA DAS MÃES


Família reunida nas bodas de pérola dos meus pais (27/12/2008).



Família reunida no nascimento da Sophia (janeiro 2009)



Vó Maria Luiza paparicando a netinha, Sophia (abril 2009)



Mais uma vez, está se aproximando o Dia das Mães. E mais um ano, estarei longe de minha mãe.
Como não poderei estar com ela e nem lhe dar um abraço ou presente nesse dia especial, quero dedicar este post à minha mãe, Maria Luiza.

Eu nasci no dia das mães. Era 11/05/1986. Fui um presentão para minha mãe! Quando minha mãe engravidou de mim, meus pais moravam em Agudo/RS. Quando minha mãe estava com 8 meses (ou perto disso) de gestação, meus pais se mudaram para a cidade de Três Coroas/RS, para assumir o pastorado na paróquia de lá. Contam meus pais que o primeiro culto que meu pai daria na comunidade seria no dia das mães. O culto iria começar às 8h30min. Deu o horário e o pastor não chegava. Os membros já estavam preocupados. Até que meu pai chega na igreja correndo, com o sorriso de orelha à orelha, gritando: "Nasceu! É uma menina!" Assim, creio que ele foi perdoado pelo atraso no culto! Sempre que retorno à Três Coroas (bem raramente), vem alguém e comenta desse episódio. Meu nascimento ficou na história!

Ok. Disse que dedicaria este post á minha mãe, mas até agora só falei de mim.

Fui um presente pra minha mãe desde que nasci (convencida nenhum pouco)! E minha mãe foi um presente pra mim! Agradeço à minha mãe por todo carinho, todo cuidado, toda atenção. Por ela e meu pai serem meu 'refúgio' (Não tem como falar de minha mãe sem falar do meu pai) Por cada abraço. Por poder chorarmos juntos. Pelas palavras de repreensão. Pelas vezes que apanhei (não, não morri por apanhar, e sei que todas as vezes foi merecido). Pelo apoio. Por acreditarem e confiarem em mim. Por orarem comigo e por mim. Por terem me ensinado a andar nos caminhos de Deus, no qual estou andando até hoje. Por terem permitido que eu saísse de casa aos 17 anos para estudar. Por terem vindo me visitar diversas vezes, me dando colo quando precisei de consolo. Por saber que posso ir à casa deles, sabendo que estarão me esperando de braços abertos!

Enfim... Mãe, pai (que agora já são avós), obrigada por serem meus referenciais! Obrigada pelo exemplo de casamento que vocês nos deram! Pela família que vocês criaram! Que mesmo tendo dificuldades, problemas, vocês superaram e seguiram em frente! Quero construir uma família assim como vocês construíram, seguindo o exemplo de vocês!

Mãe, feliz dia das mães! Sinta como se estivesse sendo abraçada por mim! Te amo! E a saudade é enorme!

IMPACTO


Mariana, André, eu e Arlete - Muito legal te rever, André!


Arlete, Francine e eu - Fran, que bom te ver! Foi muito bom poder te dar aquele abraço apertado! Saudades!


Ônibus rosa. De onde veio? De Pelotas! Hum...


Momento da CEIA: Quase 2000 pessoas reunidas!


Nos dias 01-03/05 aconteceu o EJN/ENA (Encontrão Jovem Nacional e Encontrão Nacional de Adolescentes), no Recanto da Paz - Joinville/SC.
Desde o início do ano, eu pensava em ir para este encontro. Porém, não consegui me organizar financeiramente para ir. Na semana que antecedeu o encontro, eu comecei a ficar frustrada com o fato de ver as pessoas se organizando para ir, e eu sabendo que não poderia ir. Na quinta à tarde, dia 30, comecei a pensar em ir. Queria ir, nem que fosse para ficar apenas um dia. À noite, já bem frustrada por não poder ir, me ofereceram uma inscrição, de alguém que tinha pago, mas que tinha desistido de ir. Faltava então a alimentação e conseguir alguma forma de ir. Acabei ganhando a alimentação também. Na sexta pela manhã, conversei com a Arlete (que mora comigo na república), e resolvemos ir. Arrumamos nossas coisas e fomos para a rodoviária, sem nem saber se teria ônibus logo para Joinville, nem se alguém nos buscaria na rodoviária de Joinville. Chegando na rodoviária, conseguimos comprar passagem para o próximo ônibus. E em Joinville, uma garota buscou-nos na rodoviária. Restava saber como voltaríamos pra casa depois que acabasse o encontro. Encontrei um amigo lá, de Curitiba, que foi de carro no sábado para o encontro. Passei 'óleo de peroba na cara' e pedi carona pra volta. Assim, voltamos de carona! Único gasto que tive com o encontro foi com a passagem de ida! Com tudo isso, só tenho a agradecer a Deus pela Sua fidelidade! É bem verdade que Deus nos surpreende, e que supre nossas necessidades!
O tema do Encontrão foi "Impacto". Foi sensacional! Pude rever amigos que há anos não via. Amigos de infância... pessoas que estudaram comigo, dentre outros. Foi muito bom rever a todos! As palestras também foram ótimas! Os pregadores 'deram nos dedos' de todos nós! Foi-nos lembrado que não nos é oferecido um colchão, mas sim a cruz: "quem quiser vir após mim, pegue sua cruz e siga-me"!
Bem, para não ficar um post muito longo, vou ficando por aqui, grata a Deus pela oportunidade de ir... pela Mariana que me doou o dinheiro para a alimentação. Pela Gabriela que nos buscou na rodoviária de Joinville. Pelo Israel e Henk que nos deram carona de volta pra casa!
A Deus, toda glória!
(PS: bah, como usei ir no texto).

CONFISSÕES DE SATANÁS


Recebi o presente texto por e-mail. É longo, porém interessante.

"Depois de passar 6.000 anos vagueando pela Terra, aprendi muito da natureza humana, suas fraquezas, virtudes e seus desejos mais secretos.
Tenho consciência que minha causa foi derrotada, entretanto estou trabalhando freneticamente para levar ao destino que me aguarda o maior número possível de pessoas, pois sei que pouco tempo me resta.
Não é fácil a vida de um adversário do Todo Poderoso, principalmente porque Ele conta com um exército fiel espalhado pelo mundo inteiro, que com suas orações produzem uma reviravolta em todo mal que intento. Felizmente são poucos os que oram de verdade, porque a maioria está mais preocupada consigo mesma, outros começam bem, me incomodam, mas logo desistem, pois não têm perseverança. Muitos ainda rezam aos seus santos de devoção, e para isto eu criei um santo para cada ocasião, cada problema: o santo casamenteiro, o santo dos endividados, santo das causas impossíveis... afinal tem um santo pra cada dia, assim quando eu consigo colocar um santo como mediador, como intermediário, eles esquecem de Jesus, esquecem que a oração deve ser dirigida somente e diretamente ao Deus Todo Poderoso.
Fico admirado com o fascínio que exerço sobre alguns crentes, que falam mais de mim que de Deus. Rio muito quando eles tentam me amarrar, e dizem que naquela cidade eu não entro mais. Pois acaba a oração e eu continuo fazendo as mesmas estripulias. O que esses cristãos não entendem é que não devem lutar contra mim, mas buscar Aquele que tem mais poder que eu. Outros ainda buscam os mortos para que lhes orientem aqui em sua vida na terra, ficam pedindo proteção aos seus entes queridos que faleceram, mal sabem eles que quem morre, ao pó volta, e de nada mais sabe.
Tenho prazer especial em atormentar esses que ficam preocupados comigo o dia todo. Eles dizem que me veem em todos os lugares, até onde eu nem estou... é muito engraçado. Com tais eu nem me previno, pois sei que são cristãos inseguros da fé que dizem possuir. Eles fazem parte daquele grupo que faz uma boa propaganda de mim, pois julgam que possuo muito mais poder do que realmente tenho e afirmam que fiz coisas das quais nada tive a ver. Na verdade, eu sou um pobre diabo, condenado e derrotado, mas da forma que falam, é como se eu fosse onisciente e onipotente. Será que eles não sabem que eu não posso fazer absolutamente nada sem a permissão do Todo Poderoso? Ah, se não fosse por Ele... mas, tudo bem, a propaganda é a alma do negócio.
Sou constantemente acusado de tirar muita gente da igreja. É mentira! Eles saem por que são levados pelos seus próprios interesses. Não fui eu quem instigou o filho pródigo a sair da casa do pai, e Demas abandonou o apóstolo Paulo porque amou mais o mundo do que a Deus.
Não tenho pretensão de tirar ninguém da igreja, pelo contrário. Quero deixá-los lá, pois farei de tudo para que sejam frios, apáticos, que fiquem brigando entre si por bobagem, que se dividam, e façam panelinhas entre eles. No que depender de mim farei com que tenham uma vida tão miserável, que quando forem evangelizar ninguém vai querer ter uma vida igual a deles. Uso de várias estratégias, uma delas é desestimular as pessoas de lerem a Bíblia, porque a Bíblia é a palavra de Deus aos homens. Ela é a única fonte da verdade eterna. Para tanto, eu usei vários artifícios para sugerir que os homens não precisassem mais obedecer os Dez Mandamentos que Deus escreveu com o seu próprio dedo numa tábua de pedra e deu a Moisés, fiz com que vários homens e igrejas desviassem o foco da Bíblia, da Lei e alterei até o dia sagrado de guarda como está na Lei de Deus.
Outra estratégia que uso muito é a de fazer com que os valores da igreja se pareçam cada vez mais com o mundo, pois assim quando as pessoas passarem a frequentá-la, elas não precisarão mudar nada, e continuarão fazendo as mesmas coisas de antes. Não é genial? Assim elas desconhecerão qual é, e como é a característica da verdadeira igreja.
Adoro soprar mentiras nos ouvidos das pessoas, afinal quero fazer jus ao meu nome de 'pai da mentira'. É, eu digo-lhes que são como gafanhotos e eles acreditam, digo-lhes que são uns derrotados e eles nem se levantam da cama, digo-lhes que Deus não os perdoou por tal e tal pecado e eles ficam cheios de culpa.
Confesso também que sinto um enorme prazer em oprimir aqueles que se recusam a perdoar ao seu irmão, pois recebi carta branca do Todo Poderoso para atormentá-los com toda sorte de espíritos malignos, dos quais eu sou o principal. E não ponham a culpa em mim, pois só posso fazer isso se o cristão recusar a liberar perdão, pois quando ele perdoa é horrível a sensação de paz daquele coração, e eu saio correndo dali.
Acho muito engraçado quando usam sal grosso e oração forte contra mim. Nem ligo. Agora, o que eu temo mesmo é uma vida santificada. Contra um crente santificado, fiel e que tem a Palavra guardada no coração, desse eu fujo.
Como minha hora se aproxima eu estou trabalhando num projeto grandioso para este século. É uma estratégia tão ardilosa que são poucos os que a percebem. Todos buscam uma divindade para adorar, por isso eu estou dando 'Deus' de todos os tipos e para todos os gostos. Eu estou enchendo o mundo de 'Deus' para que eles fiquem tão confundidos que não saibam quem é o verdadeiro. Cada um pode ter o seu, do jeito que quiser. Vocês não imaginam como o povo gosta dessas novidades. Tenho queimado as pestanas inventando sacrifícios, novos rituais, e tenho levantado líderes que falam muito de Jesus, mas são meus súditos. Adoro soprar ventos de doutrinas porque os meninos na fé acreditam em tudo.
O meu objetivo com isso? Confundi-los e fazê-los imaginar que estão servindo a Deus. Agora, eu não aceito levar a culpa de tudo sozinho - eu só dou o que eles querem. Eles gostam do brilho, eles buscam glória para si, eles creem em todas as formas de misticismo, e eu nunca imaginei que esse povo gostasse tanto de ídolos.
Na verdade eu sempre quis ser adorado, claro que não vou aparecer assim e dizer: 'Oi eu sou o Diabo, e vim aqui para impedi-lo de adorar a Deus, a partir de agora é a mim que vocês devem adorar'. Séculos atrás lhes dei um bezerro de ouro, mas agora eles querem ídolos que cantam, que pregam, que profetizam.
Muitos falam que eu sou feio, e até pintam quadros horríveis dizendo que eu tenho chifres, pelos e cara de bode. Desde a minha criação sou muito vaidoso e jamais aceitaria ser desta forma. Se vocês ouvissem aquele tal apóstolo Paulo saberiam como eu sou de verdade - sempre fui um anjo de luz, fala mansa, voz agradável, boa aparência e muito convincente. Felizmente são poucos os que me reconhecem.
Para terminar, eu quero dizer a todos que não sou ateu ou agnóstico. Eu creio e tremo diante de Deus. Mas eu não consigo, não consigo me submeter. Submissão significa obediência, e eu não quero ser servo. Aliás, tem muita gente indo comigo que também crê em Deus, pratica seus atos religiosos, frequenta igreja, e é dessa mesma opinião".

quarta-feira, 6 de maio de 2009

ESPERANDO NA JANELA...


Hoje pela manhã ouvi a música "Esperando na janela", de César Menotti e Fabiano. Já ouvi essa música diversas vezes. Sempre entendia ela como uma música romântica, que alguém escreveu para a pessoa amada.
Pois bem. Hoje ouvi essa música de forma diferente...
Eis a letra da música:

"Quando me perdi
Você apareceu
Me fazendo rir
Do que aconteceu
E de medo olhei
Vi tudo ao meu redor
Só assim enxerguei
Que agora eu estou melhor

Você é a escada da minha subida
Você é o amor da minha vida
É o meu abrir de olhos do amanhecer
Verdade que me leva a viver
Você é a espera na janela
A ave que vem de longe tão bela
A esperança que arde em calor
Você é a tradução do que é o amor

E a dor saiu
Foi você quem me curou
Quando o mal partiu
Vi que algo em mim mudou
No momento em que quis
Ficar junto de ti
E agora sou feliz
Pois te tenho bem aqui"


Permitam-me 'viajar' um pouco...
Pensei nessa música como forma de adoração à Deus.
A música diz que 'quando me perdi, você apareceu'. Em Mateus 18.11 diz que "o Filho do homem veio salvar o que se havia perdido".
Na música diz ainda que 'você é o amor da minha vida'. Em I João 4.8 diz: "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor".
O amor provém de Deus. Deus é o amor!
...'Verdade que me leva a viver'. Em João 14.6 diz: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim".
Pois bem. De agora em diante, vou cantar essa música glorificando a Deus!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

RELACIONAMENTOS VIRTUAIS


Estamos na geração da internet. As pessoas fazem de suas vidas privadas um 'livro aberto', utilizando redes de relacionamentos (Orkut, MSN, Facebook, Twitter, etc), como meio de divulgação, de comunicação.
Essas ferramentas tem proporcionado diversas experiências aos adolescentes e jovens dessa geração.
São ferramentas importantes, e que, muitas vezes, trazem para 'perto' pessoas que estão longe. Com um click enviamos mensagem para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.
O grande perigo é quando essas coisas se tornam a única forma de comunicação. Quando passamos a maior parte de nosso tempo em frente ao computador, alimentando amizades 'virtuais', se esquecendo das amizades reais.
É muito bom fazer novas amizades, 'conhecer' novas pessoas. Eu, particularmente, tenho alguns amigos que conheci através do orkut, e que até hoje ainda não os conheço pessoalmente. E são pessoas que, de alguma forma, aprendi a amar, e que são de fato importantes para mim.
Porém, o problema é quando esquecemos das amizades que estão conosco, convivendo pessoalmente.
Amigos 'virtuais' podem animar, consolar através de palavras. Mas não podem chorar conosco. Não podem sair conosco. Não podem colocar a mão no ombro nem dar um abraço apertado. Muitas vezes não temos coragem de falar o que de fato se passa dentro de nós para amigos 'virtuais'. Preferimos falar de coisas boas.
Portanto, não esqueça de seus amigos 'reais'. Construa relacionamentos pessoais, não apenas 'virtuais'!
Ao invés de passar horas em frente ao computador, saia com os amigos! Convide-os para conhecer tua casa, para comer pizza juntos!
(Sim, isso tudo vale para mim também)