quinta-feira, 30 de julho de 2009

ATUALIZANDO...


Ando meio relaxada com essa coisa de blog. Na verdade, às vezes falta inspiração.

Vou fazer um 'balanço' dos dias que se passaram...

Há algumas semanas, eu vinha pensando sobre o que fazer da minha vida, e não estava chegando a tirar nenhuma conclusão. Estou em fase de conclusão da integralização de teologia (o tal curso que vai me dar o diploma de ensino superior reconhecido pelo MEC), faltando apenas fazer o Artigo de Conclusão Final. Estava tentando decidir o que fazer depois que eu saía do trabalho, já que eu estava deixando simplesmente o tempo passar. Cheguei a ter vontade de largar tudo aqui, e ir embora. A dúvida era: pra onde eu vou? Me sentia meio sem chão, sem ter pra onde ir. Nessa indecisão, sem saber o que fazer, vi uma faixa na rua, divulgando um curso de administração. Liguei na escola um dia, e no outro as aulas começaram. É um curso técnico, com duração de um ano, aprovado pelo MEC. Bem básico, com as noções básicas da administração. É um curso gratuito, e fica perto da minha casa. Estou gostando, e estou empolgada para aprender. Creio que com esse curso vou ter noção se gosto mesmo disso, e dependendo, depois posso tentar fazer uma pós-graduação ou uma faculdade nessa área.

Ainda não descobri de fato o que farei da minha vida, que profissão vou seguir, mas escolhi viver, ao invés de ficar parada no tempo, esperando as coisas acontecerem. Vou seguir estudando, aprendendo mais, me aperfeiçoando, e assim vou construindo o meu futuro.

Eu continuo com gripe. Acredito que já está fazendo um mês que estou com essa gripe e tosse. Essa semana, na aula, praticamente fui obrigada a deixar a sala devido a gripe. O pessoal está com medo da tal gripe suína, e ninguém quer pegar gripe. Óbvio, gripe é horrível, ainda mais essa suína. Mas achei um tanto exagerado ter que sair da sala por estar gripada. Porém isso me forçou procurar um médico, já que estava há alguns dias ruim. Acabei ganhando dois medicamentos para tomar, e agora estou me medicando. Espero que essa gripe acabe dessa vez.

Estou passando por alguns dias onde prefiro silenciar. Por isso também não estava escrevendo por aqui. Estou com algumas inquietações e dúvidas, que me fazem pensar. Tenho percebido e aprendido que a vida é feita de escolhas. Fiz algumas escolhas erradas, e acabo sofrendo as consequências dessas escolhas. Às vezes é um tanto complicado lidar com essas consequências, mas faz parte da vida, do processo de crescer, do amadurecimento. Tenho aprendido com minhas cabeçadas, com meus erros.

Alguns amigos meus por vezes acabam sendo um tanto duros comigo, o que é bom. Por vezes meio que cavocam nas minhas feridas, o que dói, mas isso ajuda para que eu acorde pra vida.

E assim eu vou vivendo...

Termino esse post com a letra da música 'Sutilmente' (Skank):

"E quando eu estiver triste, simplesmente me abrace.

Quando eu estiver louco, subitamente se afaste.

Quando eu estiver fogo, suavemente se encaixe.

E quando eu estiver triste, simplesmente me abrace.

E quando eu estiver louco, subitamente se afaste.

E quando eu estiver bobo, sutilmente disfarce.

Mas quando eu estiver morto, suplico que não me mate, não,

dentro de ti, dentro de ti...

Mesmo que o mundo acabe, enfim, dentro de tudo que cabe em ti"


segunda-feira, 20 de julho de 2009

DIÁRIO DO FIM DE SEMANA


Aqui em Curitiba, continua fazendo frio. Na verdade a temperatura vive oscilando. Na semana passada, tivemos alguns dias que à tarde apareceu o sol, o que fez esquentar um pouco, dando até para usar camiseta de manga curta por algumas horas. Porém a noite, volta a fazer frio. Essa oscilação na temperatura é 'ótima' para pegar gripes e resfriados. Estou com um resfriado e tosse há alguns dias. Já ingeri alguns remédios anti-gripais, bem como um vidro de xarope para a tosse, e nada de esse resfriado me deixar.

Com esse tempo e o resfriado, dá uma preguiça enorme, uma vontade de não fazer nada, de ficar horas e horas assistindo filmes debaixo de cobertas.

E foi isso que fiz grande parte desse fim de semana. Sexta-feira eu, a Arlete e a Kell fomos na locadora alugar filmes. Acabamos alugando "À Prova de Fogo"; "Marley e eu"; "Bee Movie" e "Sim, Senhor".

Na sexta à noite, assistimos "Marley e eu". Pra quem não viu o filme, Marley é um cachorro. Não vou aqui contar a história do filme todo, não se preocupem :D. Por incrível que pareça, eu chorei no final do filme. Ok, eu sou um tanto 'chorona' mesmo. Ultimamente choro assistindo até o Programa Caldeirão do Huck. Mas, enfim. Achei linda a amizade e o apego que a família acabou tendo pelo Marley, mesmo sendo ele um cão um tanto atrapalhado.

Quem me conhece, sabe que eu não sou muito fã de cachorros. Acho que isso se deve ao fato de eu ter sido mordida por dois cachorros quando eu era criança. Devo ter ficado traumatizada. Depois disso, já tivemos cachorros pequenos, mas não sou muito favorável a criá-los dentro de casa. Até achei estranho que eu chorei tanto vendo esse filme, por não gostar muito de cachorros. Mas, é um filme engraçado, e com uma 'lição' de amizade incrível. Há quem diga que o cachorro é o melhor amigo do homem. Se isso é verdade ou não, não sei, mas sei que dizem que os cachorros são fiéis, talvez até mais que alguns amigos humanos.

Enfim, na sexta ainda começamos a assistir "Sim, Senhor". Eu estava podre de sono, e comecei a piorar do meu resfriado, e fui dormir no início do filme. Sábado pela manhã fui trabalhar. Fui ajudar o pessoal da igreja onde trabalho a organizar as coisas para o Bingo que eles fizeram à tarde. Perto do meio-dia fui para casa, e assisti parte do filme "Bee Movie" e assisti "Sim, Senhor". Achei interessante esse filme. É uma sátira à igreja, pelo que deu para perceber. É um filme inteligente, e faz pensar nos abusos que algumas igrejas tem cometido. Falando em abusos, recentemente foi lançado o livro "Feridos em nome de Deus", da Editora Mundo Cristão, autora Marília de Camargo César. Ainda não li o livro, mas pretendo adquirir e ler ele em breve. Mas, como eu ia dizendo, recomendo assistir "Sim, Senhor". É meio que um 'tapa na cara' de algumas igrejas. Há líderes que acabam tendo o domínio sobre seus 'fiéis', e estes os seguem meio que cegamente.

Sábado à tarde saí com o Mauro e a Arlete. Fomos na gravação do DVD do Grupo "Ecos de Adoração", na Igreja Assembléia de Deus no bairro Fazendinha. Foi uma noite legal.
Domingo acordei com uma dor de cabeça horrível, mas mesmo assim, ainda assisti o filme "Bee Movie", que não tinha conseguido assistir ele por inteiro. É um filme infantil, porém bom também.

À tarde fomos passear no shopping. Aliás, finais de semana os shoppings fervem de gente. Creio que devido a esse frio, a maioria das pessoas acabam optando em passear nos shoppings. Ficamos por decidir entre ir em algum parque ou ao shopping, e devido ao frio, optamos em ir ao shopping mesmo. Mas é um fervo! Filas enormes para comprar um sorvete. E tem que andar com cuidado para não ficar tropeçando nos outros.

Após o shopping, fomos na igreja.

Foi um final de semana cheio, e apesar da minha indisposição com o resfriado e a dor de cabeça, foi muito bom, do jeito que eu gosto. E agora, cá estou eu, para cumprir a jornada de mais uma semana de trabalho.

Ah, citei acima que alugamos também o filme "À prova de fogo". Não assisti nesse final de semana, pois não sobrou tempo, mas já assisti esse filme no mês de maio. É um filme ótimo. Trata da reconciliação e da mudança de vida de um casal.

Recomendo esses filmes que assisti. Talvez nem todos gostem, mas são filmes interessantes. E, mesmo não tendo lido ainda o livro "Feridos em nome de Deus", recomendo a leitura desse livro.

Desejo uma abençoada semana a todos!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

CÁ ESTOU EU NOVAMENTE...


Depois de alguns dias, resolvi voltar a escrever aqui.

Depois de passar alguns dias bem corridos, com trabalhos da integralização pra fazer, e de muitas coisas pra deixar pronto no meu serviço, estou novamente com os dias mais calmos, serenos.

Entreguei todos os trabalhos. Estava com medo das notas, mas me saí bem em todos, conseguindo até tirar um 10!

Os dias estão frios em Curitiba. E põe frio nisso! Ô sala gelada essa minha do meu trabalho! Mãos e pés ficam constantemente gelados. Mas, como já dizia o grande 'filósofo': faz parte!

Passei alguns dias sem saber o que escrever, sem inspiração nenhuma. Apenas entrava no meu blog para ler os blogs de outros.


Estive pensando nos últimos dias sobre a presença de Deus. Algumas pessoas, ao orarem, começam orando assim: 'estamos entrando na tua presença, Senhor...' Será isso certo, dizer que estamos entrando na presença de Deus? Se estamos entrando, é porque em algum momento saímos dessa presença. E porque saímos? A presença de Deus é constante. Ele está ali, contigo em todos os teus momentos. Ele está presente mesmo quando não percebemos, ou quando não queremos que a presença dele esteja conosco. Mas Ele está ali, com sua presença real. Sendo assim, não precisamos orar dizendo que estamos entrando em sua presença, já que essa presença nos acompanha o tempo inteiro.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

E QUANTO A TODO MAL PERPETRADO EM NOME DA RELIGIÃO?

Muitos ateus usam de argumentos para a sua não crença em Deus, justifcando seus argumentos através da pergunta: Se Deus existe, como explicar todo o mal perpetrado em nome da religião? Francis Collins, em seu livro A Linguagem de Deus, responde assim:

“Se o caso a favor da crença em Deus fosse totalmente hermético (fechado), o mundo estaria cheio de praticantes de uma única fé. Imagine, porém, este mundo se a oportunidade de escolher livremente uma crença tivesse sido removida em virtude da certeza das evidências. Que desinteressante seria, não?
E quanto a todo o mal perpetrado em nome da religião?
Um obstáculo importante para muitos indivíduos determinados é a evidência obrigatória, ao longo da história, dos terríveis atos realizados em nome da religião. Isso se aplica a praticamente todas as fés em algum ponto, até as que argumentam ter a compaixão e a não-violência entre seus princípios centrais. Diante de exemplos rudes de abuso de poder, violência e hipocrisia, como alguém pode unir-se aos princípios de uma fé promovida por tamanhos disseminadores do mal?
Para esse dilema existem duas respostas. Em primeiro lugar, saiba que muitas coisas maravilhosas também foram realizadas em nome da religião. A Igreja muitas vezes desempenhou uma função crucial no apoio à justiça e à benevolência. A segunda resposta, porém, nos traz de volta à Lei Moral, ao fato de que todos nós, seres humanos, fracassamos alguma vez. A Igreja se faz com pessoas arruinadas. A água pura e límpida da verdade espiritual é colocada em recipientes enferrujados, e os posteriores fracassos da Igreja ao longo dos séculos não devem ser projetados sobre a fé, como se a água fosse o problema. Não é de estranhar que aqueles que acessam a verdade e o apelo da fé espiritual geralmente acham impossível imaginar-se aceitando uma religião por causa do comportamento de determinada igreja. Ao expressar hostilidade à Igreja Católica francesa, no alvorecer da Revolução Francesa, Voltaire escreveu: ‘Alguém se surpreende de que haja ateus no mundo, quando a Igreja se porta de modo tão abominável?’ Não é difícil identificar exemplos em que a Igreja executou ações opostas aos princípios pelos quais sua fé deveria ter dado respaldo.
As Bem-aventuranças ditas por Cristo no Sermão da Montanha foram ignoradas pela Igreja cristã, que realizou violentas Cruzadas na Idade Média e persistiu com uma série de inquisições em seguida.
E não é apenas a violência que mancha a verdade da fé religiosa. Exemplos frequentes de hipocrisia crassa entre líderes religiosos, tornadas ainda mais visíveis pelo poder dos meios de comunicação, fazem muitos céticos concluírem que não há verdade ou bondade objetivas a encontrar na religião. Talvez ainda mais traiçoeiro e disseminado seja o surgimento, em várias igrejas, de uma fé secular espiritualmente morta, que salta dos aspectos sacros da crença tradicional, apresentando uma versão da vida espiritual relacionada a eventos e/ou tradições sociais, e não com a busca por Deus.
Causa, então, estranheza que alguns críticos apontem a religião como uma força negativa na sociedade ou, nas palavras de Karl Marx, "o ópio das massas"? Mas sejamos cuidadosos nesse ponto. As grandes experiências marxistas na União Soviética e na China de Mao, que visavam estabelecer sociedades explicitamente baseadas no ateísmo, comprovaram-se capazes de cometer pelo menos a mesma quantidade de, ou até mais, massacres de pessoas e abuso explícito de poder que cometeu o pior dos regimes de épocas recentes. Na verdade, ao negar a existência de qualquer autoridade superior, o ateísmo tem o potencial recém-descoberto de libertar totalmente os humanos de qualquer responsabilidade de não oprimir uns aos outros. Assim, embora a longa história da opressão e da hipocrisia religiosas seja muitíssimo grave, o pesquisador mais sincero deve enxergar além do comportamento de humanos falhos, a fim de encontrar a verdade. Você condenaria um carvalho se sua madeira tivesse sido usada para fazer aríetes? Culparia o ar por permitir a transmissão de mentiras através dele? Não. Uma avaliação completa da verdade da fé depende de um exame na água pura e cristalina, não nos recipientes enferrujados”. (p. 42-50)

quarta-feira, 1 de julho de 2009