terça-feira, 27 de abril de 2010

GRAÇA X LEI

A Lei condena o melhor dos santos.
A Graça salva o pior dos pecadores.

sábado, 17 de abril de 2010

LÁZARO, VEM PARA FORA!

Essa semana estive pensando sobre Lázaro. Lázaro era um grande amigo de Jesus, e Jesus o amava muito.
Lázaro adoeceu, e suas irmãs mandaram avisar Jesus de sua doença. Jesus demorou dois dias para ir ver Lázaro, e quando chegou, este já havia morrido, e já havia sido sepultado há quatro dias.
Jesus, ao chegar perto do túmulo, chora a morte do amigo. Em seguida, Jesus ordena que tirem a pedra que está em frente ao túmulo, e diz: "se creres, verás a glória de Deus".
Em seguida, Jesus clama: "Lázaro, vem para fora".
Lázaro, o que estava morto, sai envolto em ataduras e lenço.
Jesus então ordena: "desatai-o e deixai-o ir!"
Assim, muitos que tinham ido visitar Maria, para consolá-la, passaram a crer em Jesus!

Num primeiro momento, é difícil de entender porque Jesus se demorou tanto para ir ver seu amigo, sabendo que este estava muito doente. Como Marta, irmã de Lázaro, mesmo disse a Jesus: se estivesses aqui, talvez meu irmão não teria morrido!
Mas, os planos de Jesus eram outros: o milagre que as pessoas presenciaram foi maior! Ao invés de presenciarem a cura de uma doença, presenciaram Lázaro ressuscitando, voltando a viver!
Acho interessante os três pronunciamentos de Jesus:
- Tirem a pedra
- Venha para fora
- Desatai-o
Primeiro havia uma pedra, impedindo que Lázaro viesse para fora. A pedra foi removida. Jesus ordena que Lázaro então saia de seu túmulo. Lázaro sai, porém está impedido de caminhar, de se mover, porque está envolto em ataduras. Ataduras que o deixam preso, amarrado, mesmo estando vivo, livre.
Assim acontece conosco muitas vezes. Somos livres!  Livres parar servir, livres para adorar. Porém, muitas vezes é como se estivéssemos presos, com amarras. Há tantas coisas por aí que querem nos impedir de sermos verdadeiramente livres. Tantas coisas querendo nos impedir de caminhar com Cristo, de desfrutar da liberdade que Cristo nos deu.

Só nos resta clamar: Jesus, tira de nós nossas amarras, nossas ataduras que nos impeçam de crer, que nos impeçam de caminhar!
Torna-nos livres!