sexta-feira, 13 de agosto de 2010

HÁ MOTIVOS PARA SERMOS GRATOS?

Recebi hoje por e-mai uma meditação, a qual compartilho aqui.

"O ano de 2010 já se mostrou um ano incomum e dramático. Economicamente está se caracterizando por turbulências, ansiedade e frustração. As perspectivas de paz mundial, mais do que nunca, parecem mera fantasia.

Progressos importantes foram feitos em termos de tecnologia, comunicações, entretenimento e outras áreas. Mas nem todos foram positivos. Telefones celulares têm sido apontados como responsáveis por muitos desastres nos meios de transporte(?).
A natureza continua nos impressionando com demonstrações vigorosas: enchentes, desmoronamentos, tempestades, alagamentos, temperaturas extremas. O medo do aquecimento global domina o inconsciente coletivo.
Com essas “más notícias” por pano de fundo, neste momento do ano, muitas pessoas procuram levar a vida, sem desanimar e gratas por tudo. Poderíamos perguntar: “Mas o que há para ser grato?”
À primeira vista podemos não ver muita coisa. Porém, se pensarmos um pouquinho, veremos que há muito mais motivos para sermos agradecidos do que temos consciência. A Bíblia afirma que para os que confiam em Deus sempre há razões para dar graças. Em 1 Ts 5:18 lemos: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.
Onde mais há motivos de gratidão? Por enxergar ordem em meio ao caos. O nosso mundo continua em caos. A nossa vida muitas vezes é um caos, no meio deles e das tempestades da vida, Deus tem um plano soberano para cada um de nós. Ele promete solenemente realizar esse plano.
"Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jr 29.11).
Por ter trabalho nobre a realizar. É plano que faz parte do desígnio ímpar que Deus tem para cada um de nós. Ele nos equipa com talentos, habilidades e experiências especiais para exercermos as “responsabilidades do nosso cargo”.
“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (Ef 2.10).
Pela provisão diária. Como é bom saber que Deus nos dá diariamente o que necessitamos. Mas é bom lembrar que em nenhum lugar das Escrituras Deus promete que iremos adquirir tudo quanto queremos, ou que irá atender a todos os nossos desejos. Nem tudo termina como se pensa e deseja; há perdas, e algumas vezes preciosas, com as quais precisamos conviver. Mas Ele promete, sim, satisfazer a todas as nossas necessidades, e de estar ao nosso lado todos os dias de nossa vida. “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as Suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus” (Fp 4.19).
Ser grato pela esperança, mesmo quando o futuro parece sombrio. Lembremos de Abraão, a quem Deus prometeu que se tornaria o pai de muitas nações, com uma descendência incontável, mesmo sendo idoso e sem filhos. Abraão poderia ter perdido a esperança, mas descobriu que Deus é fiel para cumprir Sua promessa. 'Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações... Sem se enfraquecer na fé... foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus' (Rm 4.18-20)". (P. Luis Dirceu Wasserberg)

Mesmo que às vezes não conseguimos enxergar, há muitos motivos para agradecer!