sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CATIVE!

‎'Eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim... Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz'. (do livro 'O Pequeno Príncipe')

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

APARÊNCIAS

Vejo um homem de olhar bravo. Meio carrancudo. Por vezes, um olhar triste. Um homem que não demonstra muitos sentimentos, e que sente certa dificuldade de abraçar. Alguns o julgam, dizendo que é frio. Apenas olham as aparências.
Mas este homem carrega marcas. Duras marcas que a vida deixou nele.
A começar pela infância... veio de outro país, fugindo da fome ou da guerra.
Levou tempo para que se acostumasse nesse país, para que conseguisse construir sua vida.
Quando jovem, se casou. Tiveram alguns filhos. Dois desses filhos, mais tarde, vieram a falecer. Sua esposa também morreu. Casou-se novamente, e depois de alguns anos, a segunda esposa também morreu.
Ele pode parecer um homem duro, mas a vida foi dura com ele. Só ele sabe das dores que ele carrega. Daquilo que ele leva consigo durante muitos anos.
Eu, no lugar dele, já estaria desejando a morte. Já teria perdido a vontade de viver.

Esse homem é meu avô. Durante muito tempo apenas o julguei, e não queria compreendê-lo. Sempre foi mais fácil dizer que ele era chato do que tentar entender porque eu o achava tão diferente.
Hoje eu o admiro. Admiro sua garra. Se eu estivesse no lugar dele, talvez já teria desistido de viver há muito tempo. E ele continua firme, levando a vida. No seu jeito, à sua maneira, no seu mundo.

CHORAR...

"Chorar faz bem... alivia a alma. Mas chega um momento em que é necessário parar de chorar e tomar uma decisão".

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

COMPAIXÃO

Não posso deixar de falar na Graça... na Graça de Deus. É ela que tem me guiado, me sustentado. Que tem me dado ânimo pra continuar caminhando.
Ultimamente tenho entendido e aceitado a graça de Deus de forma diferente da qual estava acostumada.
De certa forma, tenho comparado o amor de Deus com o amor de meus pais. Às vezes cometo erros. Deixo-os magoados. Faço coisas que os entristecem.  Mas tenho encontrado neles amor, perdão e graça. Olho pra eles, e em seus olhos, encontro compaixão, encontro paz. Nos braços deles eu recebo amor. Eles me corrigem, apontam meus erros, mas não me julgam simplesmente.
Penso que se consigo encontrar amor e compaixão neles, que são seres humanos, falhos como qualquer um, quanto mais posso encontrar amor e compaixão em Deus, que jamais falhou.

É BOM LEMBRAR...

Falaram pra seguir em frente, pra simplesmente esquecer o passado.
Falam que a vida é bela. Que a vida é fácil. Que devo esquecer quem me magoou. Que devo esquecer meus erros. Que devo deixar tudo pra trás. Que é hora de parar de chorar.
Falam que estou gorda. Ou magra demais. Que falo demais. Que sou tímida. Que sou extrovertida demais. Ou introvertida demais.  Me chamaram de imatura.
Mas ninguém quer calçar meus sapatos. Ninguém quer saber onde meu calo aperta. Ninguém quer caminhar comigo. Ninguém quer tentar me entender. Não querem saber da minha vida, do meu passado. Não dão a mínima para tudo o que já passei, para tudo o que já senti. Não dão a mínima para o que me fez ser do jeito que sou. Não querem saber das lágrimas que derramei, das dores que fui obrigada a esquecer. Do que tive que engolir. Das vezes em que caí, e onde fui capaz de me levantar.
Simplesmente falam, porque é mais fácil falar do que tentar entender. Do que tentar sentir a mesma dor.

(Palavras... sentimentos... pensamentos aleatórios. Não, não estou revoltada com a vida, nem com ninguém. Acho que sempre devemos nos lembrar disso: todos carregam uma história de vida, diferente da nossa. Pessoas que precisam de um olhar atento, olhar de compaixão. É um lembrete pra mim mesma, que já julguei demais, e às vezes ainda julgo. Simplesmente porque é mais fácil falar do que tentar fazer qualquer coisa para ajudar alguém).

PORÉM NADA MUDA

Sexo... drogas... pornografia... masturbação... álcool... cigarros... músicas... livros...
Muitas vezes usamos uma ou várias dessas coisas pra nos 'esconder'... esconder de nós mesmos... dos nossos vazios... dos nossos medos... para fugir dos nossos sentimentos... para fugir da realidade...
E essas coisas nos trazem prazeres, nos trazem sensações maravilhosas, nos faz esquecer dos nossos problemas e de tudo o que sentimos.
Mas essa sensação logo vai embora. O prazer acaba. E faz voltar os mesmos sentimentos de antes.
E percebemos que nossos vazios continuam os mesmos, nossas dores permanecem.
Que podemos fazer o que quisermos... a dor continuará lá.

PENSAMENTOS... ALEATÓRIOS

Saudades... solidão... medo... angústias... tristeza... vazio...
Sonhos desfeitos, não realizados...  lembranças... nostalgia...
Sentimentos mistos... decisões tomadas. Mudanças de planos... sensação de felicidade misturada com o medo da incerteza.
Hora de encarar os medos, de enfrentar os 'fantasmas' que assombram. Hora de seguir em frente, sem olhar pra trás.
O que passou, fica pra trás.
Sensação de paz.
E, apesar do sentimento da solidão, uma certeza: de que não estou sozinha!