terça-feira, 2 de junho de 2009

A TROCA


Domingo aluguei o filme 'A troca'.
Eis aqui a sinopse do filme: "Uma mãe desesperada reza para que a polícia consiga encontrar seu filho que fora sequestrado. As preces são atendidas, e a criança volta para casa. Mas não demora muito e a mãe começa a desconfiar que aquele menino não é o seu filho".
Não vou colocar aqui mais detalhes do filme, pois vai perder a graça. Mas o filme é baseado em fatos reais. É uma história comovente. Um filme que vale a pena assistir.
Ok, vou falar só um pouquinho do filme. Um pastor presbiteriano resolve ajudar essa mãe, que está sendo enganada pela polícia. Ele luta contra a injustiça. Através do incentivo desse pastor, da luta dele contra a injustiça, se descobre o que de fato aconteceu com o filho dessa mãe desesperada. Pronto. Mais eu não vou falar. Assistam o filme para saber o que acontece!
Eu sou bem chorona. Chorei ao ver o filme. E comecei a pensar sobre a atitude do pastor. Que teve coragem de lutar contra as injustiças. Fiquei pensando em mim. O que eu tenho feito?
Há tantas injustiças por aí. O que tenho feito? Finjo que não estou vendo. Calo a minha boca.
E há pessoas que continuam sofrendo.
Quero fazer alguma coisa. Quero aprender a gritar. A soltar a voz. A ir contra tudo o que está errado, tudo o que é injusto.
Sábado à noite, saí com as garotas da minha república. Na volta, ficamos mais de 20 minutos esperando o ônibus. Brinquei que como está na moda fazer protestos, eu iria fazer um protesto para que tenha mais ônibus circulando. Essa brincadeira saiu em tom de zombaria com quem faz protestos. Mas, pensando bem, talvez seja essa a solução. Não fazer protestos só para que tenha mais ônibus, mas sair pelas ruas, soltando a voz na cidade, para que as autoridades passem a olhar por nós. Para que a desigualdade acabe. Para que a impunidade acabe. E tantas outras coisas.
Eu quero fazer história. Deixar minha marca. Não sei ainda como. Me sinto impotente, sem saber o que fazer, por onde começar. Mas não aguento mais ficar apenas assistindo tudo o que acontece. Apenas assistir na TV tantas tragédias. Ver que muitas pessoas morrem de forma boba. Ver que deputados estão pegando o nosso dinheiro. Ver que eles ganham um salário muito alto, enquanto me ralo pra ganhar um salário baixo.
Não aguento mais apenas assistir pessoas morrendo de fome, de frio, enquanto que tem pessoas que gastam R$ 700,00 num único jantar.
Basta!
Que Deus nos encoraje a sair pelas ruas. A abrir a boca. A lutar contra as injustiças, assim como o pastor presbiteriano do filme. Que possamos fazer justiça, e deixar a nossa marca na história desse país!

Nenhum comentário:

Postar um comentário