quarta-feira, 2 de setembro de 2009

E EU QUERO CONTINUAR CRENDO...


Frequentemente me pego pensando sobre o que é crer. O que é crer em Deus? Como crer num Deus que não vemos, que não podemos tocar, mas mesmo assim dizemos que O podemos sentir? E como crer que esse mesmo Deus, a quem não vemos, pode efetuar curas e milagres?

Isso se chama fé. Fé é justamente poder crer naquilo que se não vê. Eu creio nesse Deus. Creio que foi Ele quem criou todas as coisas, inclusive a mim. Creio que foi Ele quem deu existência ao universo, e que é através dEle que todas as coisas passaram a existir.

Infelizmente, percebo que algumas pessoas acabam cometendo abusos, e teimam em dizer que foi por vontade de Deus, ou porque Deus mandou. Há pessoas que fingem curas, milagres, dizendo que Deus quem curou. E também há pessoas que dizem que se alguém não recebeu a cura, é porque não tinha fé. Quem pode medir a fé de outro? Quem pode dizer se alguém tem fé ou não? Ninguém pode fazer isso. Ninguém tem esse direito.

Por esses motivos, costumo dizer que em partes sou uma pessoa que crê, não crendo. Eu creio no Deus que tem poder para fazer todas as coisas. Mas não creio num Deus que pode ser mandado por nós. Não creio num Deus que deve nos obedecer. Não creio num Deus que irá curar ou fazer milagres só porque eu quero. Eu creio num Deus que é soberano, e que tem a liberdade de curar ou não. Não creio também num Deus manipulador, que faz de nós suas marionetes. Eu creio num Deus que nos deixa livres, e que nos criou para a liberdade. Creio num Deus que não acaba com todo mal, simplesmente pelo fato de que Ele deu a liberdade para os homens fazerem o que desejam. Se Deus fosse acabar com toda a maldade existente, nos tornaríamos marionetes em suas mãos, que só faríamos o que Ele mandaria. Creio num Deus que não obriga ninguém a segui-lo, a amá-lo, mas que aceita a todos aqueles que desejam assim segui-lo. E creio que Ele ama a todas as pessoas. Que esse amor é incondicional. Que Ele ama até mesmo aqueles que não querem saber nada dele. Creio nesse amor que é incomparável.

Há pessoas que acabam também exigindo dinheiro dos 'crentes', prometendo bênçãos em troca. Não creio num Deus que exige de nós que demos o que temos e o que não temos, em troca de bênçãos. Eu creio num Deus que me deixa livre para contribuir ou dizimar, para a continuidade do seu Reino aqui. E creio num Deus que pode me abençoar independente de eu dar dinheiro ou não. Não creio num Deus que se pode barganhar.

Me entristeço quando ouço que as pessoas colocam todas as pessoas que creem num mesmo 'saco'. Os 'crentes' não são todos iguais. Há sim aqueles que tem feito barbaridades dizendo ser em nome de Deus. Mas há aqueles que vivem uma fé verdadeira, e que não se podem comparar com os demais.

Assim, eu creio num Deus que é dinâmico e criativo. E, eu quero continuar crendo nesse Deus, que além, de tudo, é simples, e, apesar de complicarmos as coisas, é fácil de entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário