terça-feira, 1 de setembro de 2009

AINDA QUE EU ANDE...


Quando ocorreu a minha 'confirmação' (equivalente à crisma na Igreja Católica), no ano de 1999, escolhi um versículo bíblico para colocar na minha certidão. Um versículo que estaria me acompanhando em toda minha vida, e que me faria lembrar desse dia, onde confirmei, perante parentes, amigos e comunidade, a minha fé em Jesus Cristo.

O versículo que escolhi foi o do Salmo 23.4, onde diz: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam".

O tempo passou rápido demais, de forma que nesse ano, irá completar 10 anos que ocorreu a minha 'confirmação'. Às vezes me esqueço desse versículo que escolhi. Mas de alguma forma ele volta à minha mente.

Muitos acham que a vida cristã deverá ser um mar de rosas, onde só acontecerá coisas boas. Mas, assim como as rosas tem seus espinhos, a vida cristã não será sempre tão fácil.

Percebo que nos dias de hoje se fala muito em vida sem sofrimentos, em vida próspera, como se a vida fosse fácil. Verdade é que Jesus disse que quem quisesse segui-lo, que antes deveria tomar a sua cruz, para então segui-lo. Ninguém disse que a vida cristã seria uma vida fácil. É certo que há momentos de calmaria, de tranquilidade, onde parece que estamos de fato vivendo uma vida num mar de rosas. Mas há aqueles momentos não tão bons, onde parece que estamos andando num vale de sombras. Jesus não nos prometeu livrar de todos sofrimentos, nem do vale de sombras. Mas, prometeu estar conosco, mesmo num vale de sombras da morte. Ser cristão, andar com Cristo, não significa estar livre de problemas. A diferença está no fato de que não caminhamos sozinhos. Está na certeza de que mesmo quando as coisas não estão bem, mesmo quando estamos no fundo do poço, alguém está lá conosco, nos dando força, nos encorajando a continuar caminhando. Aliás, acho interessante essa expressão 'no fundo do poço'. Quando se está num poço, a única saída que temos, é a de olhar para cima, para buscar o socorro.

Há momentos que acabo esquecendo do sentido do versículo que escolhi em minha 'confirmação'. Mas, é bom saber que Deus me lembra sempre de novo que Ele está comigo em todos os momentos, até mesmo quando eu estiver passando por um vale escuro.


2 comentários:

  1. Achei o texto por acaso, enquanto buscava por "crisma". Também faço o equivalente, confirmaçao amanhä. Estou muito feliz.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. 'Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam'. Esse trecho do versículo 23 sempre me acalma. Além de ser belo, trás uma calma interior, pois é a certeza de que Ele está sempre conosco. Em todos os momentos. Belo post Míriam, adorei. Abraço!

    ResponderExcluir