quinta-feira, 21 de maio de 2009

COM A SALIVA FEZ UM LODO...


Ontem eu estava lendo o texto de João 9.1-12. Este texto fala da cura de um cego de nascença. Já li esse texto diversas vezes, mas ontem esse texto me chamou mais atenção.
No texto, diz que quando Jesus estava passando, apareceu um cego de nascença, e perguntaram pra Jesus quem que havia pecado: o cego, ou seus pais. Jesus responde que ninguém, mas que ele era cego, para que se manifestasse nele a Glória de Deus. Em seguida, Jesus cuspiu no chão. E com sua saliva, fez um lodo e 'untou' com esse lodo os olhos do cego. Após fazer isso, Jesus pede para o cego se lavar no tanque de Siloé. E depois de se lavar, o homem passou a enxergar.
Ontem fiquei pensando nesse ato de Jesus. Jesus é poderoso. Se Ele quisesse, ele poderia ter simplesmente falado para o cego: 'Abra o olho, e verás'. Poderia ter feito isso mesmo à distância. Mas não. Jesus prefere cuspir no chão, fazer um lodo com a saliva, e passar esse lodo nos olhos do cego. Fiquei pensando porque Jesus fez isso...
No decorrer da humanidade, percebe-se que as pessoas precisam de algo para visualizar, tocar, sentir.
Quando Jesus fez a multiplicação dos pães e peixes, ele também poderia ter feito os pães e os peixes surgirem, sem que tivesse já pães e peixes. Mas não. Ele pergunta se alguém da multidão tem algo para comer. A partir de algo concreto, Jesus faz a multiplicação.
Não tenho aqui a pretensão de fazer um estudo exegético dos textos, nem nada parecido... Apenas fiquei pensando na forma como Jesus agia. Jesus podia ter usado qualquer coisa para curar o cego, ou mesmo podia não ter usado nada. O poder não estava na saliva, mas o poder estava em Jesus. Foi um sinal visível. Talvez para que as pessoas pudessem se lembrar da forma como Ele agiu. Para que pudessem se lembrar de que um cego foi curado com um lodo de saliva, e que ele era cego não por que havia pecado, mas para que nele se manifestasse a glória de Deus!

4 comentários:

  1. e Deus pode manifestar essa mesma glória na nossa cegueira!!!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida que o milagre não foi a saliva ou o lodo,mas andei pensando e tive uma base: A saliva é um ácido e pode até queimar,o barro feito do lodo somos nós,quando Jesus passou saliva com lodo no cego creio que apesar do milagre,Jesus passou algo físico pra nós:a saliva queimou as escamas da cegueira do cego e ao se lavar com a água pura que simboliza o mestre Jesus,os olhos do cego fora purificado,foi limpo,foi restaurado.Não quero com isso diminuir o poder de Cristo,mas é somente um raciocínio para meditarmos.fiquem na paz!

    ResponderExcluir
  3. AQUELE QUE SEGUE A JESUS NÃO ANDARÁ EM TREVAS,E ELE VEIO PARA CEGAR OS QUE ENXERGAM E DÁ VISÃO AOS CEGOS;O QUE TIRA A CEGUEIRA É A PALAVRA DE DEUS QUE É A ÁGUA.QUEM SABE ELE NÃO QUIZ DIZER QUE ELE MESMO É O "OLEIRO", E QUE NÓS SOMOS O BARRO?E O OLEIRO FAZ O QUE QUER COM O BARRO,TALVEZ TENHA SIDO POR ISSO QUE ELE FEZ LODO.MUITO MAIS DO QUE UMA CURA FÍSICA, JESUS DEU ÀQUELE HOMEM UMA CURA ESPIRITUAL;E NOS DEU UMA BELA RESPOSTA AOS QUESTIONAMENTOS DA VIDA;"NEM ELE PECOU,NEM OS SEUS PAIS PECARAM",MAS AQUILO SERVIU PARA QUE DEUS MANIFESTASSE A SUA GLÓRIA NA VIDA DAQUELE HOMEM.

    ResponderExcluir
  4. Vandernil Alvarenga
    Jesus ali estava fazendo uma grande obra: estava curando e tambem transformando a vida daquele cego, pois logo apos se lavar e ser curado ele começou a falar do seu milagre e o povo a questionar se ele era sego de nascença onde havia aprendido aquilo. Saliva da boca de Jesus: sabedoria espiritual; a terra: sabedoria terrena; tanque de Siloé significa: enviado. Ou seja Jesus estava currando e enviando ao mesmo tempo aquele sego

    ResponderExcluir