segunda-feira, 4 de maio de 2009

RELACIONAMENTOS VIRTUAIS


Estamos na geração da internet. As pessoas fazem de suas vidas privadas um 'livro aberto', utilizando redes de relacionamentos (Orkut, MSN, Facebook, Twitter, etc), como meio de divulgação, de comunicação.
Essas ferramentas tem proporcionado diversas experiências aos adolescentes e jovens dessa geração.
São ferramentas importantes, e que, muitas vezes, trazem para 'perto' pessoas que estão longe. Com um click enviamos mensagem para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.
O grande perigo é quando essas coisas se tornam a única forma de comunicação. Quando passamos a maior parte de nosso tempo em frente ao computador, alimentando amizades 'virtuais', se esquecendo das amizades reais.
É muito bom fazer novas amizades, 'conhecer' novas pessoas. Eu, particularmente, tenho alguns amigos que conheci através do orkut, e que até hoje ainda não os conheço pessoalmente. E são pessoas que, de alguma forma, aprendi a amar, e que são de fato importantes para mim.
Porém, o problema é quando esquecemos das amizades que estão conosco, convivendo pessoalmente.
Amigos 'virtuais' podem animar, consolar através de palavras. Mas não podem chorar conosco. Não podem sair conosco. Não podem colocar a mão no ombro nem dar um abraço apertado. Muitas vezes não temos coragem de falar o que de fato se passa dentro de nós para amigos 'virtuais'. Preferimos falar de coisas boas.
Portanto, não esqueça de seus amigos 'reais'. Construa relacionamentos pessoais, não apenas 'virtuais'!
Ao invés de passar horas em frente ao computador, saia com os amigos! Convide-os para conhecer tua casa, para comer pizza juntos!
(Sim, isso tudo vale para mim também)

Um comentário: