segunda-feira, 20 de abril de 2009

DE ONDE VIEMOS? PARA ONDE VAMOS?


Há alguns dias atrás, perguntaram-me se, após ter cursado teologia, eu havia encontrado respostas às perguntas: 'De onde viemos?' e 'Para onde vamos'?. Na ocasião, eu apenas respondi: "Para onde vamos? Cremos que iremos para o céu"!
Ok. Foi uma resposta vaga. Fui pega de surpresa, e não sabia o que responder.
Essas são perguntas que a maioria das pessoas já se fez algum dia.
E então? De onde viemos?
Creio que os seres humanos foram criados por Deus, conforme relato da criação em Gênesis. Destaco este versículo: "Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" (Gênesis 1.27).
Sendo assim, sei de onde vim: fui criada por Deus!
O Homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Por tal, entende-se que Deus deixou algo de si mesmo no ser humano, o que dá a este uma dignidade especial. Jesus encarnado em meio aos seres humanos nos mostra, melhor que qualquer outra coisa, o que significa a imago Dei (Imagem de Deus).
Antes da criação do homem, portanto, ocorreu a criação do universo. O homem não pode ser entendido divorciado do meio onde subsiste. O homem é criado em relação com seu Criador, e Deus e o homem permanecem atados. Deus entra nessa relação com o objetivo de que o homem tenha vida e se realize, relação esta que é estabelecida por limites, que protegem a vida.
O Criador dá ao homem o mandato de dominar o mundo criado. Quando Deus criou o homem e a mulher, viu-os como “muito bons”.
A humanidade, porém, violou as fronteiras traçadas pelo Criador, distorcendo a imago Dei, pretendendo deixar a imago para converter-se em Dei, o que provocou a entrada da morte, prejudicando a capacidade de relação do ser humano, afetando a essência da pessoa humana.
O Criador, então, concebeu um plano de redenção, através de Jesus Cristo, que dá acesso a possibilidade de conversão. Essa presença de Jesus marca uma nova fase, a restauração da imago Dei.
Através desse plano de redenção, que foi a morte de Cristo na cruz, podemos responder à pergunta: E agora, para onde vamos?
Em João 3.16 diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
Creio que, através da morte de Cristo, aquele que crê em Cristo, e que crê que Cristo não permaneceu morto, mas que ressuscitou, irá para o céu, para viver eternamente com Cristo.
Aqueles que não creram, ficarão fora dessa relação eterna com Cristo.
Creio, também, na soberania de Deus, e na sua misericórdia. Não cabe a mim, porém, julgar quem vai ou não para o céu. Até porque somos salvos pela graça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário