quinta-feira, 23 de abril de 2009

ESTÁ TUDO MELHOR QUE BOM?


Ano passado, no dia da secretária, ganhei um livro: "Automotivação - Alta Performance" (Zig Ziglar - Editora Mundo Cristão).
Comecei a ler o livro empolgada. Mas abandonei o livro nas primeiras páginas. Talvez não seja certo tirar conclusões precipitadas, sem ler o livro por inteiro. Mas confesso que não gostei do livro.
Conforme a sinopse do livro, o autor, que está com 80 anos, após construir uma carreira de mentoria junto às maiores corporações do planeta, resolveu compartilhar seu segredo, certo de que é possível manter distância de uma vida medíocre.
Ele acredita que o conceito de excelência não deve estar apenas no processo corporativo, mas também precisa ser incorporado em nosso estilo de vida. Para tanto, há três pilares fundamentais a serem desenvolvidos: Paixão, alta performance e propósito, que merecem nossa atenção diária. Após explicar a importância que cada um deles possui, Zig Ziglar ajudará você a escrever o plano estratégico de sua vida, entender as barreiras naturais com as quais as pessoas deparam e conhecer os hábitos que devem ser desenvolvidos para descortinar os horizontes de sucesso e significado de uma vida com excelência total.

Pois bem. O autor dá palestras em diversos lugares sobre este tema, e é um grande autor, bem reconhecido.
No livro, ele conta algumas experiências com suas palestras.
Ele fala que quando alguém pergunta para ele se está tudo bem, ele sempre responde: "Está tudo melhor que bom! Excelência Total!"
Essa frase ele usa algumas vezes em poucas páginas, o que me fez desistir do livro. Zig diz que devemos viver com excelência total. Que só estar 'bem' não basta, e que à medida que vamos respondendo que "está tudo melhor que bom", vamos mudando nosso comportamento de vida (é algo assim que ele diz).
Fico pensando nessa frase. Será que é possível viver todos os dias bem? Será que existe pessoas que vivem todos os dias muito bem, que podem responder a todo instante que 'está tudo melhor que bom'?
Sinceramente, acho isso meio complicado. Já não gosto muito quando as pessoas me perguntam: 'Está tudo bem'? Nem sempre está tudo bem. Muitas vezes respondemos que 'está tudo bem', mas é apenas da boca pra fora. Mentimos. Ou apenas respondemos por educação, ou até mesmo automaticamente.
Tem dias que não estou bem. Há sempre coisas a se preocupar. Coisas à fazer. Preocupações com o futuro. Coisas que, de alguma forma, acabam fazendo com que nem todos os dias sejam bons para nós. Há dias em que dá vontade de largar tudo. Jogar tudo pro alto, e sair correndo. Às vezes dá vontade de fugir, seja lá pra onde for.
Como podemos responder a todo instante que 'está tudo melhor que bom', quando na verdade não está? Quando damos um sorriso, mas lá dentro, lá no fundo, há um vazio? Há aquele sentimento de dor, de tristeza, de solidão? Quando tem aquele 'buraco' na alma?
É bem verdade que a vida é feita de altos e baixos. Há dias que nos são alegres, outros tristes. Há dias que de fato podemos dizer que 'está tudo melhor que bom', mas há dias que não está.
Sinceramente, penso que só alguém que vive constantemente "chapado" que pode dizer que sempre está 'tudo melhor que bom'.
Como diz a música:
"Que eu sou de carne e osso que eu vou passar sufoco
Vou fazer o quê? Não vou esconder meu choro
Às vezes é mais fácil fingir, eu sei
Fazer de conta que tá tudo bem que tá tudo zen
Disfarçar que não tem nada dando errado
Mas eu não sou o superman...

Que também leva tombo como qualquer um
Que tropeça, levanta mas não sai da dança
" (Superman - Fruto Sagrado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário