domingo, 19 de abril de 2009

MINHA PAIXÃO POR MÚSICA


Sou uma pessoa que gosta de ouvir músicas. Sou eclética, pois curto vários estilos.
Passo o dia inteiro ouvindo músicas. Sinceramente, não sei o que seria dos meus dias sem elas.
No meio evangélico, costumamos "rotular" as músicas: músicas gospel e músicas seculares.
Há muitos cristãos que não ouvem músicas 'seculares', e muitos até dizem que cristãos não devem ouvir essas músicas. Eu, particularmente, não concordo com isso. Ouço muitas músicas 'seculares', às vezes muito mais que músicas 'religiosas'.
No livro "A Cabana", há uma parte que Deus está ouvindo funk (de um disco que nem havia sido lançado, de garotos que nem sequer tinham nascido. Estranho? Sim! Mas, Deus sabe de todas as coisas, antes mesmo delas acontecerem). Mack pergunta pra Deus se ele não deveria estar ouvindo algo mais 'religioso'. E Deus responde: "Você não precisa ficar me rotulando. Eu ouço tudo e não somente a música propriamente dita, mas os corações que estão por trás dela. Esses garotos não estão dizendo nada que eu já não tenha ouvido antes. Simplesmente são cheios de vinagre e gás. Muita raiva, e, devo dizer, com um bocado de razão. São apenas alguns dos meus meninos se mostrando fazendo beicinho. Gosto especialmente desses garotos. É, vou ficar de olho neles".
Quando li essa parte do livro, pensei: Uau!
Me identifiquei muito com o que o autor escreveu. Foi confortante imaginar um Deus que ama as pessoas, e que conhece o seu interior. E imaginar Deus ouvindo músicas 'seculares' me trouxe uma paz muito grande.
Sei que o que eu ouço não torna minha fé mais ou menos forte. Se ouço músicas 'seculares', elas não farão com que eu perca a minha fé. Por isso, não vejo sentido quando muitos cristãos são tão categóricos em dizer 'não' a músicas que não sejam 'religiosas'.
É certo que têm músicas que não convém ouvir, pois possuem letras que não são agradáveis. É certo também que "todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam" (1 Coríntios 10.23), mas há músicas 'seculares' com letras muito mais profundas que músicas 'religiosas'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário