quinta-feira, 9 de abril de 2009

REFORMA ORTOGRÁFICA (ACORDO ORTOGRÁFICO)


Alguns dias atrás, sugeri ao Alfredo para escrever em seu blog sobre a reforma ortográfica, e ele escreveu. Pois bem. Falarei um pouco dessa tal reforma aqui também.
Eu, particularmente, não gostei dessa reforma.
O que muda com esse "acordo ortográfico":
O alfabeto, que era de 23 letras, passa a ter 26 letras, entrando o k (pelo menos isso achei legal, pois meu sobrenome tem a letra k, que antes não fazia parte de nosso alfababeto), w e y.
A trema desaparecerá em todas as palavras. Apesar de ser um pouco chatinho escrever com a trema, eu gostava delas. É mais bonitinho escrever "lingüiça".
Sumirá os acentos dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte). Européia agora será europeia.
Some também o acento no i e no u fortes depois de ditongos, em palavras paroxítonas. Feiúra agora é feiura.
Os acentos circunflexos de palavras terminadas em êem e ôo também sumirão. Crêem agora é creem; enjôo é enjoo.
Some também o acento diferencial: não existe mais pára, pêlo, pêra... agora é para, pelo, pera.
O acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar, sumiu também.
A regra dos hífens mudou também. Ao invés de auto-retrato, agora é autorretrato. Anti-racista agora é antirracista.
Vai demorar pra me acostumar com essas novas regras. Tantos anos estudando para ter que agora aprender tudo novamente. Sem falar que não gostei de não podermos mais diferenciar pára de para. Algumas vezes tenho assistido o programa do Caldeirão do Huck, o quadro Soletrando, e diversas vezes acabo errando as palavras.
Se eu pudesse, não aderia essa tal reforma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário